Chevron Left
Back to Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1

Learner Reviews & Feedback for Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1 by Universidade de São Paulo

4.9
stars
6,998 ratings

About the Course

Bem vindo ao curso de Introdução à Ciência da Computação destinado aos alunos regulares da Universidade de São Paulo e a todos os demais interessados em aprender não só a programar em Python mas também os conceitos básicos da Ciência da Computação! Aqui você irá aprender os principais conceitos introdutórios de Ciência da Computação e também aprenderá a desenvolver pequenos programas na linguagem Python. Este curso não possui pré-requisitos. Não é esperado que você tenha qualquer experiência prévia em programação, no entanto, se supõe que o aluno domine os conceitos básicos de matemática do ensino fundamental. O objetivo principal é desenvolver o raciocínio aplicado à formulação e resolução de problemas computacionais. O ato de programar é uma ferramenta útil para trabalhar esse raciocínio, bem como tornar mais concretos outros conceitos comuns em Ciência da Computação. Ao término do curso, o aluno estará capacitado para escrever pequenos programas em Python e prosseguir para a parte 2 do curso. Bom aprendizado! === Esse curso foi elaborado com o apoio dos Profs. José Coelho de Pina e Carlos Hitoshi Morimoto do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP. Nelson Posse Lago, gerente técnico do CCSL-IME-USP, Vinicius Frota, Gabriel Crispino, Antonio Abello, Athos Ribeiro e Yorah Bosse têm sido excelentes assistentes de ensino, ajudando a manter a qualidade do curso....

Top reviews

LC

Jul 21, 2019

Excelente curso para quem deseja iniciar na linguagem Python! Realizá-lo através do Coursera tem, entre outras vantagens, poder submeter suas tarefas à avaliação e isso me ajudou muito no aprendizado.

EM

Feb 6, 2020

curso muito bom. os modelos de correção auxiliam o aprendizado. É possível ter um feedback praticamente em tempo real das tarefas enviadas. assim é possível corrigir os erros de maneira mais dinâmica.

Filter by:

1 - 25 of 2,160 Reviews for Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1

By Leonardo C

Jul 22, 2019

Excelente curso para quem deseja iniciar na linguagem Python! Realizá-lo através do Coursera tem, entre outras vantagens, poder submeter suas tarefas à avaliação e isso me ajudou muito no aprendizado.

By Ricardo A B

Jan 18, 2017

O curso é excelente! Além de ser totalmente em português leva o nome de uma universidade referência (USP). Os exercícios são desafiadores e te obrigam a pensar "fora do quadrado". Recomendadíssimo!!!

By Diego F P

Jan 24, 2019

Ótimo curso, contendo professores com boa didática e permitindo introdução de conhecimentos e desafios de forma cadenciada, tornando o desenvolvimento fácil. Já recomendei para amigos. Muito obrigado!

By erick m m

Feb 7, 2020

curso muito bom. os modelos de correção auxiliam o aprendizado. É possível ter um feedback praticamente em tempo real das tarefas enviadas. assim é possível corrigir os erros de maneira mais dinâmica.

By Thaís C A N

Apr 7, 2021

Gente... Perfeito!!! Que curso incrível! Sair da área de humanas para exatas não foi nada fácil, mas agradeço demais a oportunidade!!! Tive que estudar/relembrar muito matemática e valeu muito a pena!

By Luiz E d C F

Aug 24, 2018

Há um nítido descompasso entre o conteúdo apresentado nas atividades e o exigido nas tarefas. O conteúdo dos vídeos é básico, o professor, ao invés de explicar a linguagem gasta o tempo tentando montar "programinhas" básicos, criando o que já deveria ter sido preparado com antencedencia, gasta tempo, inclusive, tentando localizar o diretório onde havia salvado programas anteriores.

Os monitores mais parecem oráculos tão esotéricos os texto. Quando não se restringem ao "leiam o texto" (como se isso ajudasse algo). Um teve a "pérola" de afirmar que "são problemas semelhantes aos reais", oras, qualquer um pode perceber a distância entre os enunciados e os "requisitos" da vida real, seja na forma, seja no conteúdo.

By David J T

Sep 1, 2017

Pensa num curso bom Pensou então é Este aqui da uma olhada e ve que não vai mais querer parar de estudar cada aula um objetivo alcançado e cada aula um aprendizado galera não fiquem de fora dessa!!!!

By João A

Aug 28, 2019

Profundo, eficiente e prático. Quer mais? É de graça e está no idioma brasileiro. Quer mais, ainda? Emite certificado por meio da super conceituada USP-IME por um precinho muito pequenininho. É tudo!

By Bryan C

May 30, 2020

Alguns pontos sobre o curso:

1) Na realidade, é um curso de lógica de programação/algoritmos computacionais;

2) O professor claramente não domina a linguagem;

3) A didática do professor é bem fraca, pra não dizer inexistente;

4) O nível das atividades NÃO CONDIZ com as aulas dadas. Sorte que eu não era principiante em lógica de programação/algoritmos computacionais;

5) O professor parecia não saber o que estava falando diversas vezes, sempre "colando" de algum papel/caderno que estava do lado do computador;

6) A teoria do curso é rasa, pra não dizer inexistente;

7) A atividade final não condiz com o nível do curso. Novamente, sorte que eu não era principiante em lógica de programação/algoritmos computacionais;

7) É um certificado que não vale $29.00 (R$154, 71 no câmbio de 30/05/2020).

By Gabriela B

May 1, 2019

Competência palavra que definiu os professores desse curso, agradecida por terem explicado passo a passo, excelente curso, plataforma e conteúdo.

Exceto pelo fato de pagar U$29 dólares no certificado, estou no mês maio/2019 o preço do certificado é equivalente a R$113,70 reais, acima da média para o nosso patamar. Além da insegurança na garantia do recebimento ileso do pacote, pois, meu último certificado chegou violado.

Fluente em mais uma linguagem de programação e dessa vez posso afirmar que vocês foram os responsáveis por esse meu passo tão importante, senhores autores aprendi muito com o curso de vocês. Quando e se puderem responder, quero saber quando estará disponível o curso solo e detalhado para linguagem JavaScript ?

Sou Gabriela

Obrigada,

By Telmo B

May 8, 2017

Sem querer ser maldoso, é o tipo de curso que passa quem busca por ajuda fora do curso, porque o que é cobrado está muito além do que é ensinado.

By Carlos E S

Jul 5, 2020

Curso fora da realidade

Exemplos pobres com exercicios que sao uma piada. O pior foi o jogo pin e o final. simplesmente um fiasco.

By Ryan A d B d T

Mar 25, 2019

Exemplo fácil, atividade complexa.

By Eduardo S F

Aug 4, 2019

Usam a ide nativa do python, que é bem "suja" pra ver as informações. podiam aproveitar algumas mais conhecidas. Você vê mais a cara dos professores do que as telas. informações mal apresentadas.

By Gabriel d M L

Nov 27, 2019

Horrível o professor da vídeo aula explica muito mal não consigo entender nada e o conteúdo e muito difícil para quem nunca estudou programação muito cansativo

By Carlos C

Sep 2, 2019

Excelente curso de introdução, tanto à linguagem de programação Python quando à Ciência da Computação. Professor com ótima didática e o staff sempre respondendo diretamente às dúvidas. Também achei o corretor automático dos exercícios bem completo, retornando informações úteis sobre que testes falharam e no que falharam, isso fez toda a diferença para um bom andamento do curso. Recomendo muito para quem quer ter um primeiro contato de qualidade, principalmente, com a linguagem Python. A maioria dos exercícios é bem simples, mas alguns deles supreendem e são desafiadores para quem não está acostumado a programar.

By Leandro B d N

Aug 30, 2021

O curso é muito bacana! O conteúdo é sequencial, o que nos permite ir, paulatinamente, ganhando confiança e autonomia no aprendizado( tão valorizadas nos dias atuais) . Tais características, associadas a aulas bem elaboradas, exercícios intuitivos, entre outras, tornam o curso uma oportunidade para aqueles que querem conhecer a linguagem. Meus parabéns e felicitações as instituições envolvidas neste projeto e suas equipes, em especial ao professor Fábio Kon, por sua didática, dedicação e bom humor presentes nas aulas. Obrigado.

By Caio S A d S

Apr 14, 2020

O curso ensina no iddle do Python que é muito mais difícil de utilizar do que um programa específico para programação como o Pycharm ou Visual Studio Code. Alguns exercícios são complexos para um curso de 'introdução'. Um exercício com quase 100 linhas não deveria estar em um curso introdutório. As aulas parecem que não foram planejadas e muitos erros ocorrem durante as filmagens. Há cursos gratuitos no YouTube que ensinam com mais calma e possuem um design melhor.

By Marcelo H G

Jun 27, 2017

Missing important concepts and with boring and useless exercises.

By Deleted A

Jul 25, 2019

Ótimo curso. Aborda os princípios da linguagem python, código limpo e testes unitários, o que valoriza muito o curso. Questionários e trabalhos são intuitivos. As video aulas são muito bem explicadas, por excelentes professores.

By Wesley O

May 15, 2020

Achei muito enriquecedor, me ajudou a ver o Python de uma forma diferente e pretendo agregá-lo como ferramenta em vários casos. Gostei muito da dinâmica do curso e das atividades propostas. Gratidão.

By Edson A C

Apr 15, 2018

Sinceramente achei o Professor perdido em muitos vídeos, como se não tivesse preparado a aula.

Para uma instituição de renome como a USP, soa muito ruim.

By Juvenal S d S N

Jun 21, 2021

O curso foi feito como complemento dos cursos da USP e não para os leigos, sendo que o próprio curso disponibiliza um link onde é a cópia do curso disponibilizado aqui no Coursera, além de também ter no youtube, uma falta de criatividade tremenda.

Os exemplos nos vídeos são simplistas e muitas das tarefas não condiz com o que é visto, muitas delas é como se você estivesse começando do zero, o instrutor demonstra claramente não possui conhecimento pleno sobre a linguagem de programação utilizada, além de errar muito na implementação e se perder na explicação.

Há erro de questões em alguns exames e no forum interno há vários avisos sobre isso, mas nada de consertar.

Há a problematização de questões facilmente solucionáveis, como no exercício do módulo 8 onde era para achar a temperatura máxima e mínima na lista, sendo que no Python já possui função embutida para isso.

O último exercício se perde no enunciado misturando as regras do português com o que a linguagem de programação considera tornando a solução do exercício difícil e confuso, além de que parte do código fornecido não faz tudo o que deveria fazer, gerando erro no verificador.

Terminei o curso mas sinceramente ainda estou sem intender qual a sua finalidade, porque com certeza não é lógica de programação, talvez deve-sem mudar o nome para "Python básico".

By Carlos d L F

Sep 27, 2018

Achei muito bom esse curso, todavia nos exercícios práticos, seria interessante expressar mais opções de resolver um determinado assunto de 2 ou 3 angulos diferentes para resolver o mesmo problemas.

By Diego H C

Nov 16, 2016

Muito bom, ótimose professores e conteúdo de qualidade como a USP é .