Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em lidar com cenários mais complexos, onde é difícil desenvolver software com código de qualidade com flexibilidade suficiente para facilitar a implementação de mudanças repentinas de requisitos.
O objetivo deste curso é oferecer a você um aprofundamento em técnicas de programação orientadas a objetos pelo uso de padrões de projeto no contexto de desenvolvimento ágil.
Os seguintes conceitos são apresentados neste curso:
• Revisão de conceitos de orientação a objetos: abstração de dados, encapsulamento, herança e polimorfismo
• Reúso por meio de herança: padrões Null Object, Template Method e Factory Method
• Delegando comportamento com composição: padrões Strategy, Bridge, State e Observer
• Composição recursiva: padrões Composite e Chain of Responsibility
• Envolvendo objetos: padrões Proxy, Decorator e Adapter
• Estratégias para criar objetos: padrões Static Fabric Methods, Singleton e Builder
• Modularidade: padrão Dependency Injection
Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar partes da aplicação Web final com o componente de gamificação enriquecido constantes do Trabalho de Conclusão da Especialização, aplicando onde apropriado alguns dos padrões apresentados neste curso durante a refatoração na prática TDD.
从本节课中
Semana 1
Olá, bem-vindo ao Curso 5 – Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto! Estamos contentes que você esteja aqui para se exercitar com padrões de projeto. Neste módulo introdutório, você será apresentado inicialmente a uma revisão rápida de conceitos de orientação a objetos pertinentes a padrões de projeto; depois, a uma introdução a padrões de projeto, onde você aprenderá a usar o padrão Strategy. Ao final deste módulo você também terá aprendido uma forma alternativa a construtores para instanciar objetos, na forma do padrão Static Factory Methods.