Chevron Left
Back to Estatística não-paramétrica para a tomada de decisão

Learner Reviews & Feedback for Estatística não-paramétrica para a tomada de decisão by Universidade de São Paulo

4.4
stars
136 ratings

About the Course

Os testes estatísticos não-paramétricos são métodos que têm maior relevância nas ciências sociais aplicadas, pois permitem trabalhar com pequenas amostras ou amostras das quais não se tenha certeza de que sejam provenientes de população com distribuição normal, assumindo poucas hipóteses sobre a distribuição de probabilidade da população. Estes testes são adequados para apoiar a tomada de decisão dentro das organizações em situações nas quais não seja atendido algum dos requisitos para a aplicação dos testes estatísticos paramétricos, como o teste Z, o teste T, e o teste F de análise de variância – ANOVA, que dependem: (i) da condição de a amostra ter sido extraída de uma população distribuída de acordo com distribuição normal (de Gauss); (ii) da escala de medida da variável aleatória ser contínua; e (iii) do tamanho da amostra ser maior do que 30 observações. Neste sentido, este curso irá abordar as principais técnicas não-paramétricas incluindo: testes de hipótese não-paramétricos para uma amostra, duas ou mais amostras relacionadas, duas ou mais amostras independentes e suas aplicações. Ao terminar o curso, você terá aumentado significativamente seu repertório de técnicas estatísticas com base nestes testes não-paramétricos para o adequado apoio a tomada de decisão....

Top reviews

LM

Aug 9, 2020

Curso muito bom para nós de ciências humanas mas que precisamos analisar dados rotineiramente, ajuda a entender as definições de amostra, grau de confiança e possibilidades de testes de hipóteses.

PI

Dec 1, 2019

O Professor Alexandre Leoneti, como sempre extremamente Didático, e as aulas aqui do Coursera são muito bem elaboradas e seguem uma sequencia lógica que me ajudou muito. Nota 10.

Filter by:

1 - 25 of 41 Reviews for Estatística não-paramétrica para a tomada de decisão

By Caio M

Apr 24, 2018

Para resolução dos exercícios necessitou-se buscar literatura não abordada. Material poderia ser mais profundo.

By Angélica R d S B

Jul 22, 2019

Curso muito bom! Recomendo. Mas é necessário ter conhecimento prévio de estatística básica, principalmente porque as questões dos testes incluem assuntos que não foram dados nas vídeo-aulas e textos.

By Ciniro N

Apr 8, 2020

Achei o curso razoável. As atividades são muito distintas do que é passado nos vídeos e alguns conteúdos são abordados muito superficialmente para o nível de cobrança, o que exige consultas e pesquisas externas.

By Ivia C

Jun 10, 2020

Explicação rasa em relação aos testes. Precisei pesquisar outros materiais para conseguir realizar os testes.

By Laura M

Aug 10, 2020

Curso muito bom para nós de ciências humanas mas que precisamos analisar dados rotineiramente, ajuda a entender as definições de amostra, grau de confiança e possibilidades de testes de hipóteses.

By Orlando V V C

Oct 4, 2019

Aulas cativantes, exercícios pontuais, fora o carisma do Grande professor Leonetti, gostaria que tivesse um passo a passo, ou resolução dos exercícios abertos.

By Pedro H S

Nov 23, 2018

Recomendo para todos aqueles que possuem interesse em conhecimentos em estatística, muito didático, rápido e interessante.

By Lucas A B D A

May 8, 2019

Fantástico. Bem trabalhado, ótimo acompanhamento em vídeo. Professor atencioso. Foi muito bom!

By Breno J

Mar 15, 2019

Excelente curso, com certeza ajudará na minha formação.

By Olavo L A

Nov 28, 2018

Ajudou muito na matéria!!

By Guilherme D

Feb 20, 2019

Alguns pontos questionados não estão totalmente explicados nos vídeos e algumas respostas me parecem equivocadas.

By Mariana B d S M

Feb 21, 2020

Curso muito bom. Poderiam colocar Mais exemplos com resoluções, mas excelente curso.

By Rodrigo d A D

Nov 28, 2021

O assunto é definitivamente relevante, e eu gostaria muito de ter aprendido a usar estatística não paramétrica. Infelizmente, a didática ignora completamente as bases da introdução de um novo conceito, pressupondo demais o conhecimento do participante. Evidentemente, não se espera que um professor da USP passe vídeos explicando o que são medianas, médias, como se calcula probabilidade básica, o que é população e o que é amostra. Contudo, vários quizzes pressupõem que o aluno já conhece os N testes ñ-parametricos, e aplica o conceito sem que qualquer exercício de explicação e diferenciação de um teste para outro tenha sido feito pelo professor. Toda hora, uma pergunta sobre "o teste aplicável é o de Q de Coachran?" (só um exemplo) sendo que o tal teste não foi comentado uma vez... Várias perguntas mal-formatadas, quizzes cobrando MUITO mais do que foi ensinado... Enfim... Minha experiência com esse curso foi bem negativa. O único uso será para as horas complementares.

By Carlos A d O G

Jul 15, 2019

Curso nem um pouco didático. Apenas no tópico "Estatística teste" da semana 3 foram apresentados exemplos práticos e foi possível entender melhor.

Achei desnecessário bloquear as notas para quem não comprar o curso. É o primeiro curso da plataforma que eu vejo isso. Além do mais, alguns exercícios que eu visualizei não perguntavam sobre o conteúdo ensinado nas aulas equivalentes.

By Roseli d R P d A

Sep 17, 2020

Foi um excelente curso, apesar de algumas dificuldades em resolver de questões de cálculos por conta de ter tido contato pela primeira vez com os testes não paramétricos. E meu objetivo nesse curso foi o de melhorar meu entendimento na estatística e os cursos como estes me ajudaram muito na compreensão de algumas questões um pouco complexas e agradeço pelo aprendizado, ele será de grande valia para meus estudos na universidade. Muito obrigada !!!!!

By Cláudia C C

Apr 8, 2020

Muito bom o curso, foi possível ver os conceitos da estatística de forma clara sendo que os pontos que não foram bem internalizados puderam ser revistos. A possibilidade de fazer download no material é outra forma interessante para rever o conteúdo.

Grata pelo curso.

By Pedro I

Dec 2, 2019

O Professor Alexandre Leoneti, como sempre extremamente Didático, e as aulas aqui do Coursera são muito bem elaboradas e seguem uma sequencia lógica que me ajudou muito. Nota 10.

By Alesi M

Oct 9, 2020

Excelente curso! A partir da Semana 3 em que se explora de forma mais aplicada cada um dos teste e os critérios com os quais devem ser escolhidos fica extremamente interessante!

By Enio R

Apr 25, 2023

Ótima didática do Prof Alexandre Leoneti. Muito bem explicado o curso e pude assimilar o conhecimento transmitido.

By Natália F B S

Aug 30, 2023

O curso apresenta uma visão geral e aprofundada sobre tomada de decisão a partir da estatística não paramétrica.

By Cris C

Jun 6, 2022

Curso excelente, didática impecável. Parabéns aos organizadores. Obrigado por mudar a história de nossas vidas!

By NAHISSA H

Dec 4, 2019

excelente professor. Calmo, claro e preciso. Finalmente entendi teste de hipóteses.

By MELGAREJO E A

Feb 28, 2021

Aprendi muito com o MOOC, é estruturado e muito flexível para o aluno. Obrigado!

By Felipe C M

Nov 20, 2019

Excelente material, parabéns pela dedicação professor!

By Leonardo G

Jul 14, 2023

Excelente curso. Parabéns ao Instrutor.